Finalmente, os tablets ganharão isenção de impostos, segundo o Ministro da Tecnologia. Esta questão deverá ser resolvida nas próximas semanas, assim como a definição da fábrica do iPad no Brasil.
Segundo informações da MacWorld, ao ser equiparado ao notebook, o iPad terá uma redução drástica de preço, com estimativa de que custe até menos do que R$ 1.000. Na prática, seria uma redução de cerca de 40-45%, que é significante para o bolso de muita gente que tinha vontade de comprar, mas achava o preço inacessível. Vale lembrar que essa isenção não valeria apenas para o iPad, que é sempre o mais lembrado, mas para qualquer tablet fabricado no Brasil – aí entram o Motorola Xoom e o Samsung Galaxy Tab, dois dos maiores concorrentes do tablet da Apple e que já são fabricados aqui.
Ainda é muito cedo para falar que haverá um grande domínio da Apple no mercado, muito acima dos concorrentes. Tudo vai depender do preço final para o consumidor, e claro, do marketing. O que me preocupa, na verdade, é o pós-venda, onde tenho minhas dúvidas se as empresas surportarão a quantidade de demanda que terão. Seria muito bom ver algum esboço de preocupação com isso por parte do Governo, que parece somente estar focado no preço. Seria muito importante exigir um mínimo de estrutura de suporte para os consumidores.
O que isso vai impactar no mercado? Muito provavelmente, irá apressar a morte do mercado de netbooks no Brasil, que já não andava muito aquecido. Porque além de ficar com preço similar, os tablets tem a vantagem de ser o “gadget da moda”. E não tenho dúvidas: os tablets serão um sucesso de vendas.
Agora, se você acha que quando isso acontecer o foco dos tablets no Brasil será o de usar para ler livros, pode tirar seu cavalinho da chuva. Pode me chamar de cética, mas acredito que uma pequena parcela da população comprará com este objetivo. A grande maioria, na verdade, está mais interessada em ter acesso à internet e aos aplicativos, tanto profissionais quanto os famosos jogos. Porém, já imagino a tristeza das pessoas ao descobrirem que não é tão fácil baixar jogos na Apple App Store quanto se imagina (já que nossa legislação não acompanha a evolução tecnológica). Prevejo pipocarem lojinhas “especializadas” em ensinar a baixar aplicativos. Anotem.
O fato é que se você pensa em comprar agora um tablet, segure-se, a menos que você tenha uma necessidade urgente – o que não é verdade em 99% dos casos. O preço deve realmente cair muito, e deverá ficar bastante vantajoso. Então aguarde mais alguns meses, que é o tempo para resolverem as burocracias tributárias. Você não irá se arrepender.
CRÉDITOS: mundotecno.info
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTEM ESTE POST E AJUDENOS A CRESCER E AJUDAR MAIS GENTE: